• EMPRESA

  • ESG
  • AGENDAMENTO
  • RESULTADOS
  • MINHA CONTA


Como ter uma boa nutrição em tempos de pandemia

Publicado em 17/07/2020

Recomendações para uma boa nutrição em tempos de Pandemia



Além de possibilitar o bom funcionamento de todo o organismo, é possível que todo seu corpo se desenvolva, pois fortalece o sistema imunológico, auxilia no fortalecimento de músculos e ossos, na renovação da pele e cabelo, boa circulação do sangue, contribuindo especialmente no fortalecimento do sistema imunológico e proteção de diversas doenças.

Os benefícios são ínumeros, mas o que aqui propomos, é chamar a sua atenção para evitar a queda de sua imunidade, bem como de contrair doenças, especialmente a doença que mais vimos falando neste ano de 2020, o novo coronavírus Covid-19.

O conteúdo à seguir, tem como principal objetivo auxilitar e reforçar o seu conhecimento sobre os principais nutrientes que o fortalecerão no combate à pandemia.




Imagem design Freepik


Uma boa nutrição
é fundamental
e indispensável
para ter uma
boa saúde.


Alimentos ricos em vitamina C

Alimentos ricos em vitamina C como (limão, laranja, abacaxi, goiaba, vegetais crus) possuem impacto positivo sobre o sistema imunológico protegendo o organismo contra infecções e estimulando a formação de anticorpos.


Carnes, Grãos (feijão, lentilha, ervilha), vegetais verdes escuros

Carnes, Grãos (feijão, lentilha, ervilha), vegetais verdes escuros são alimentos fonte de ferro e já se sabe que a deficiência desse mineral está associada a uma resposta imune deficiente.

Para melhorar a absorção do ferro na alimentação recomenda-se o consumo combinado com um alimento fonte de vitamina C (temperar a salada com limão ou consumir uma laranja de sobremesa no almoço ou no jantar).


Zinco

O Zinco é essencial para o bom funcionamento do nosso sistema imunológico e podemos encontrar esse nutriente nos cereais integrais, feijões e frutas oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas), carnes em geral, aves e frutos do mar.


Vitamina A

A vitamina A age estimulando a fagocitose, processo que auxilia no combate ao vírus, bactérias e invasores em geral.

As principais fontes são os alimentos alaranjados como cenoura, mamão, abóbora, além de ovos, manga, couve, espinafre, pimentão vermelho, leite e derivados.


Castanha do Brasil

A castanha do Brasil (mais conhecida como castanha do Pará) é rica em selênio que possui ação antioxidante e auxilia diretamente na proteção e fortalecimento da imunidade.

Duas unidades de castanha ao dia são suficientes para suprir essa necessidade.


Probióticos

Probióticos são encontrados em iogurtes, bebidas lácteas fermentadas, kefir e kombuchá.

Esses alimentos são importantes para manter boa saúde intestinal já que os probióticos possuem efeito imunoestimulante e também favorecem a absorção dos nutrientes.

Capriche também nos alimentos ricos em fibras que possuem ação prebiótica e também contribuem para uma boa saúde intestinal (chuchu, chicória, biomassa de banana verde, alho, cebola, entre outros…).


Conclusão

Não existe nenhum tipo de dieta milagrosa, medicamento ou suplemento que possa prevenir o contágio do Coronavírus.

O que podemos fazer é reforçar a higienização, limitar o contato social e melhorar o nosso sistema imunológico dando atenção especial a uma alimentação saudável e planejada ao longo do dia.

Prefira alimentos naturais (frutas verduras e legumes) e evite consumir alimentos industrializados ricos em gorduras e açúcares.

Esse cuidado também favorece melhor controle da sua glicemia.


Bibliografia

Recomendações Nutricionais e COVID-19: Conselho Federal de Nutricionistas (CFN)
https://www.cfn.org.br
Elaboração: Áreas de Farmácia e RH unidade Bio Scan Serra (Vitória Apart Hospital).
Como ter uma boa nutrição em tempos de pandemia

Compartilhe:

 

Visitas: 2694



Nossas Unidades

Receba nossos informativos:

Escolha a unidade Bio Scan mais próxima de você:

[Grande Vitória] Hospital Meridional
[Grande Vitória] Vitória Apart Hospital
[Grande Vitória] Campo Grande
[Norte Capixaba] Linhares
[Norte Capixaba] São Mateus

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.