• EMPRESA

  • AGENDAMENTO
  • RESULTADOS
  • MINHA CONTA


Recomendação de exercícios deve ser mais realista, dizem especialistas

Publicado em 27/01/2015

Pesquisadores questionam sugestão de 150 minutos semanais de exercício: para eles, fazer um pouco de atividade física já é melhor que não fazer nada


As atuais diretrizes de saúde sugerem que adultos se exercitem por 150 minutos semanalmente. Essa medida ajudaria a prevenir doenças cardíacas, controlar o peso e evitar enfermidades como o câncer. Dois artigos publicados nesta quarta-feira no periódico BMJ questionam essa recomendação. Para os pesquisadores, pacientes, especialmente os idosos, deveriam ser encorajados a praticar atividades físicas leves, em qualquer quantidade.

"As políticas e ações para promover atividade física deveriam focar em indivíduos totalmente sedentários", afirma o pesquisador brasileiro Philipe de Souto Barreto, do Hospital Universitário de Toulouse, na França. Mais do que incentivar as pessoas a se exercitarem por 150 minutos semanais, diz Barreto, as campanhas precisariam mostrar que mesmo pequenas doses de exercícios oferecem benefícios.

Mortalidade — Barreto cita uma pesquisa com mais de 250.000 americanos adultos de 50 a 71 anos, segundo a qual praticar menos de uma hora de atividade física moderada ou 20 minutos de exercícios vigoroso por semana reduz o risco de mortalidade por todas as causas em 15% e 23%, respectivamente.


Atividade física: diretrizes recomendam a prática de 150 minutos por semana (Hemera/Thinkstock/VEJA)


Em um segundo artigo, pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Georgia, nos Estados Unidos, revelaram que idosos têm dificuldade para fazer exercícios em intensidade moderada e vigorosa. Por esse motivo, incentivar idosos a reduzir o tempo de sedentarismo e praticar atividades leves é uma maneira mais "realista de pavimentar um caminho à prática de exercício intenso".

"Nós não estamos dizendo que o padrão de 150 minutos de exercícios semanais deva ser abandonado", escreveram eles. "Em vez disso, nossa proposta é relembrar os médicos de que outras abordagens para idosos sedentários podem encorajá-los a se exercitarem."

Leia os 5 passos para sair do sedentarismo em http://veja.abril.com.br/noticia/saude/recomendacao-de-exercicios-deve-ser-mais-realista-dizem-especialistas

Recomendação de exercícios deve ser mais realista, dizem especialistas

Compartilhe:

 

Visitas: 292

Fonte: Fontes: Renato Dutra, educador físico e diretor técnico da RuneFun Assessoria Esportiva; Clínica Mayo; Turíbio Leite de Barros, fisiologista do esporte e coordenador do Instituto Vita (Da redação de VEJA.com)

Nossas Unidades

Receba nossos informativos:

Site seguro

https://bioscan.med.br/ https://bioscan.med.br/

Escolha a unidade Bio Scan mais próxima de você:

[Grande Vitória] Hospital Meridional
[Grande Vitória] Vitória Apart Hospital
[Grande Vitória] Campo Grande
[Norte Capixaba] Linhares
[Norte Capixaba] São Mateus

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.