• EMPRESA

  • ESG
  • AGENDAMENTO
  • RESULTADOS
  • MINHA CONTA


9 hábitos considerados saudáveis, mas que a maioria não pratica

Publicado em 02/08/2018

Para 79% das pessoas, respeitar as oito horas de sono diariamente é um fator importante para um estilo de vida adequado



São Paulo – Dormir oito horas por noite, beber pelo menos dois litros de água por dia e praticar alguma atividade física três vezes na semana são os hábitos mais importantes que grande parte os brasileiros considera para uma vida saudável – pelo menos foi isso que apontou uma pesquisa do Instituto QualiBest feita em parceria com a Consultoria Equilibrium.

Segundo o levantamento, para 79% dos entrevistados, respeitar as oito horas de sono diariamente é o fator mais importante para um estilo de vida adequado, mas apenas 47% conseguem atingir tal façanha.

Já para 78% das pessoas que participaram do estudo, beber pelo menos dois litros de água por dia é essencial para uma vida saudável, 53%, no entanto, fazem isso. O exercício físico, por sua vez, é citado como prática importante por 76% das pessoas, mas apenas 31% disseram fazer alguma atividade regularmente.



(grki/Thinkstock)


Alimentação

Com relação a manter uma dieta equilibrada, 65% das pessoas consideram a prática importante, mas apenas 35% das pessoas conseguem cuidar da alimentação com afinco.

Ainda de acordo com o levantamento, para maioria dos entrevistados, manter uma alimentação saudável é tarefa difícil e 75% deles relacionam alimentos e produtos saudáveis a preços mais elevados.

Já 57% acreditam que refeições saudáveis exigem mais tempo e dedicação para o preparo. Outro dado interessante da pesquisa apontou que, para 45% das pessoas, alimentos saudáveis não podem ser industrializados.

Segundo Daniela C. Daud Malouf, diretora geral do Instituto QualiBest, a discussão do alimento saudável ainda é muito focada na fruta ou em uma comida caseira, com base em legumes e verduras. “A indústria parece não ter ocupado um locus no imaginário de saúde do consumidor”.

O levantamento identificou três perfis de entrevistados: não saudáveis (15%), saudáveis (12%) e oscilantes (73%), ou seja, pessoas que em alguns momentos estão mais próximos da saudabilidade, em outros, mais distantes.

“Esse estudo nos mostra que a maior parte das pessoas tem dificuldade em se manter consistentes em suas escolhas o tempo todo, oscilando no que pensam e como agem”, afirmou a diretora.

Confira a seguir os 9 hábitos que as pessoas consideram adequados para um estilo de vida saudável, mas que a maioria não pratica:

Hábitos

*Consideram importante

Praticam

Dormir 8 horas

79%

47%

Beber 2 litros de água

78%

53%

Exercícios físicos 3 vezes na semana

76%

31%

Dedicar tempo para fazer o que gosta

66%

46%

Ter uma dieta equilibrada

65%

35%

Fazer exames periódicos

59%

30%

Manter o peso

59%

31%

Trabalhar com o que gosta

54%

29%

Ter uma dieta baseada em produtos naturais

52%

14%


*Pessoas que participaram da pesquisa e afirmaram fazer parte do perfil oscilante de
hábitos saudáveis.

9 hábitos considerados saudáveis, mas que a maioria não pratica

Compartilhe:

 

Visitas: 2354

Fonte: exame.abril.com.br/estilo-de-vida

Nossas Unidades

Receba nossos informativos:

Escolha a unidade Bio Scan mais próxima de você:

[Grande Vitória] Hospital Meridional
[Grande Vitória] Vitória Apart Hospital
[Grande Vitória] Campo Grande
[Norte Capixaba] Linhares
[Norte Capixaba] São Mateus

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.