• EMPRESA

  • ESG
  • AGENDAMENTO
  • RESULTADOS
  • MINHA CONTA


Terapia salva vidas

Publicado em 30/01/2023

Estamos encerrando o mês, que traz como temática o Janeiro Branco, dedicado aos cuidados com a saúde mental.



O objetivo desta campanha visa discutir e sensibilizar toda a sociedade quanto à importância de se buscar formas de prevenir doenças psíquicas, tais como as tão conhecidas depressão e ansiedade. Ou ainda, as "novas doenças" como a Síndrome de Burnout, que diz respeito, especialmente, ao esgotamento mental. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase um bilhão de pessoas, incluindo 14% dos adolescentes do mundo, vivem com algum tipo de transtorno mental - a análise mais recente foi publicada em 2022.

Você pode estar se perguntando: mas o que isso me diz respeito? A princípio, nada, pois cada pessoa tem seu tempo, sua energia, suas prioridades, sua rotina. E para cada pessoa o equilíbrio mental se manifesta de uma forma. Então, neste primeiro momento, se você não se identifica com o assunto, ótimo. Isso é muito bom, pois você possivelmente consegue lidar com o dia a dia de forma leve e seus compromissos com trabalho, estudos, relacionamentos, atividade física, alimentação, estão encaminhados e alinhados de alguma forma.


Imagem: Freepik

Por isso, a dica que podemos lhe dar é o de então exercer a empatia. Afinal, cada pessoa é um ser único neste universo e mais importante do que acharmos que o sol gira ao nosso redor é saber de que ele nasce para todos. Se você está vivendo um bom dia, é bom refletir que seu colega de trabalho ou sua amiga da faculdade pode estar passando por um momento difícil na vida. Por isso, coloque-se no lugar do outro para que as relações sejam mais leves e centradas. E se você acha que não consegue ajudar, mesmo atuando como um bom ouvinte, oriente essa pessoa na busca de ajuda e acompanhe de alguma forma, se interessando por sua melhora.

Agora, se é você que sente hoje que precisa de apoio, faça terapia! Nossa saúde mental recebe diversos estímulos externos que nos causam diversas sensações internas. Muitas vezes não são os sentimentos ‘‘negativos’’ como o medo ou a tristeza que nos agitam, mas também os sentimentos positivos, por assim dizer, como alegria, animação e euforia, entre outros. Entretanto, diversas são as nossas reações internas desencadeadas a partir de cada um destes estímulos. E é aí que mora o X da questão: como tudo isso influencia o modo como você vê o mundo? Ou ainda, como isso influencia nossa visão de nós mesmos?

Ok, depois de um tempo refletindo o assunto, você chegou a conclusão de que precisa de terapia, mas não sabe como começar. Neste caso, vamos às dicas práticas:

1. Além da cobertura dos planos de saúde, existem hoje diversas instituições que colaboram com um tratamento e acompanhamento gratuitos.
2. Reunir-se com grupos de apoio para discussão sobre as preocupações, planos e sonhos que temos podem ajudar a ver a vida por outra perspectiva e aliviam a tensão do dia a dia.
3. A promoção de eventos tais como palestras, caminhadas, passeios, especialmente de contato com a natureza, também contribuem e muito no combate à ansiedade e o estresse. Além de colaborar e muito com o lado social que precisamos desenvolver.
4. Mas, digamos que você já faça terapia e não tem sentido grande melhora. Neste caso, procure primeiramente pelo acompanhamento médico, que fará o pedido de alguns exames para uma avaliação mais profunda sobre suas taxas e poderá orientar sob vários aspectos físicos o que pode estar prejudicando essa melhora. A partir desse acompanhamento, seu médico e sua equipe de apoio (psicólogo, terapeuta), poderão orientar quanto a possível administração de medicamentos, quando necessário.

O importante aqui, é abrir uma discussão para que você faça algo por você ou por alguém importante para você, para que este ano de 2023 seja mais repleto de coisas boas, especialmente de muita saúde.

#saudemental #janeirobranco #saudedamente #cuidedesuasaudemental #cuidandodasaudemental #respeitoecuidadocomvoce #respeitoecuidado
Terapia salva vidas

Compartilhe:

 

Visitas: 763



Nossas Unidades

Receba nossos informativos:

Escolha a unidade Bio Scan mais próxima de você:

[Grande Vitória] Hospital Meridional
[Grande Vitória] Vitória Apart Hospital
[Grande Vitória] Campo Grande
[Norte Capixaba] Linhares
[Norte Capixaba] São Mateus

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.