• EMPRESA

  • AGENDAMENTO
  • RESULTADOS
  • MINHA CONTA


Cuidado com a Gripe, especialmente a H1N1

Publicado em 27/03/2015

Com as mudanças bruscas de tempo e cientes de que estamos sendo bombardeados por vários vírus todos os dias e em todos os lugares, cabe um alerta sobre os cuidados necessários para prevenção de gripe, em especial a Gripe A (H1N1).



Mas o que é gripe?

A gripe, também conhecida como Influenza, é uma infecção no sistema respiratório, em que sua maior complicação pode vir a se tornar uma pneumonia.
A gripe, do dia a dia, geralmente inicia com uma febre alta (acima de 38º Celsius), seguida de dores musculares, de cabeça e na garganta.


E a gripe H1N1?

A gripe H1N1 ou Influenza A, provocada pelo vírus H1N1 é uma mutação genética do vírus Influenza tipo A. Ou seja, esta é uma gripe que resultou em uma combinação de segmentos genéticos do vírus humano com o vírus da gripe aviária e da gripe suína.


Algumas diferenças entre a gripe comum e a H1N1?


- Febre: A febre da gripe comum não chega a 39º, sendo que na Influenza A o início dela parte de 39º;
- Dores de cabeça: Na gripe comum são de menor intensidade, enquanto na Influenza A são bem intensas;
- Calafrios: Na comum são esporádico e na Influenza A são frequentes;
- Dores na garganta: Na gripe comum é acentuado, e na Influenza A é bem leve;
- Ardor nos olhos: Na comum é bem leve, e na Influenza A é bem intenso.


Algumas precauções, considerando que as únicas vias de acesso para o vírus da gripe são: as narinas, a boca e a garganta:

1. Lave as mãos frequentemente;
2. Evite, na medida do possível toca no rosto com as mãos;
3. Duas vezes por dia, especialmente quanto esteve em contato com outras pessoas, ou assim que chegar em casa , faça gargarejos com água morna com sal de cozinha;

“Normalmente de 2 a 3 dias entre o momento em que a garganta e as narinas são infectadas, ocorre o aparecimento dos sintomas. Logo, os gargarejos feitos regularmente podem prevenir a proliferação do vírus.
Considera-se que, os gargarejos com água salgada têm o mesmo efeito, numa pessoa em estado saudável, que a vacina sobre uma pessoa infectada. Por isso, não devemos subestimar este método preventivo simples, barato e eficaz, uma vez que os vírus não suportam a água morna contendo sais.”

4. Ao menos uma vez por dia (geralmente à noite), limpe as narinas com a água morna e sal. Assoe o nariz com vigor, e, em seguida, com um cotonete para ouvidos (ou um pouco de algodão) mergulhado numa solução de água morna com sal, passe nas duas narinas.

O uso de potes nasais para limpeza das narinas, contendo água morna e sal de cozinha, é um excelente método para retirar as impurezas que albergam os vírus e bactérias; trata-se de um costume milenar, da Índia.

5. Reforce o seu sistema imunológico ingerindo alimentos ricos em vitamina C. E, se a vitamina C for tomada sob a forma de pastilhas ou comprimidos, assegure-se de que esta contém Zinco, a fim de acelerar a absorção da vitamina no organismo.

6. Beba tanto quanto possível bebidas quentes (chás, café, infusões etc.).
As bebidas quentes limpam os vírus que podem se encontrar depositados na garganta e em seguida depositam-nos no estômago onde não podem sobreviver, devido o pH local ser ácido, o que evita a sua proliferação.
(Por Dr. Jorge Haroldo)


Fontes/Sites:


drauziovarella.com.br
www.minhavida.com.br
www.grupoequipe.com.br
www.amambainoticias.com.br/saude
www.drsandro.org/saude
pt.wikipedia.org
Cuidado com a Gripe, especialmente a H1N1

Compartilhe:

 

Visitas: 982



Nossas Unidades

Receba nossos informativos:

Site seguro

https://bioscan.med.br/ https://bioscan.med.br/

Escolha a unidade Bio Scan mais próxima de você:

[Grande Vitória] Hospital Meridional
[Grande Vitória] Vitória Apart Hospital
[Grande Vitória] Campo Grande
[Norte Capixaba] Linhares
[Norte Capixaba] São Mateus

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.