• EMPRESA

  • AGENDAMENTO
  • RESULTADOS
  • MINHA CONTA


Rótulos de alimentos devem ter alerta para alérgicos, diz Anvisa

Publicado em 26/06/2015

Indústria terá 12 meses para ajustar as embalagens ao regulamento, que deve ser publicado nos próximos dias no Diário Oficial da União


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira as novas regras para a rotulagem de alimentos que possuam ingredientes alérgenos (que podem induzir reação alérgica). Os fabricantes terão 12 meses para ajustarem suas embalagens ao regulamento, que deve ser publicado nos próximos dias no Diário Oficial da União.

No total, 17 alimentos estão enquadrados na obrigatoriedade. Entre eles, estão frutos do mar (peixes e crustáceos), castanhas e derivados, ovos, trigo, cevada, centeio, aveia e látex.

A determinação especifica que as informações devem ser apresentadas logo abaixo da lista de ingredientes, em caixa alta e com cor de destaque em relação à embalagem, precedidas pelo aviso "Alérgicos".

A presença de traços de algum dos alimentos listados, que eventualmente podem ser incluídos de forma não intencional nos processos de produção e manipulação, também foi prevista pelo regulamento. A palavra "contém" indicará os casos de presença direta (quando o alérgeno é ingrediente do produto), enquanto o termo "pode conter" alertará ao consumidor sobre a possibilidade de contaminação cruzada.

Nova regra prevê que as empresas informem na embalagem a presença de substâncias como trigo, crustáceos, peixe e amendoim.(Thinkstock/VEJA)
Rótulos de alimentos devem ter alerta para alérgicos, diz Anvisa

Compartilhe:

 

Visitas: 289

Fonte: veja.abril.com.br/noticia/saude

Nossas Unidades

Receba nossos informativos:

Site seguro

https://bioscan.med.br/ https://bioscan.med.br/

Escolha a unidade Bio Scan mais próxima de você:

[Grande Vitória] Hospital Meridional
[Grande Vitória] Vitória Apart Hospital
[Grande Vitória] Campo Grande
[Norte Capixaba] Linhares
[Norte Capixaba] São Mateus

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.